Deserto do Atacama e Uyuni

Compartilhe com seus amigos:

Atenção: A ordem do roteiro pode ser alterada para um melhor aproveitamento da viagem, sem prejuízo no número de noites e atrações a serem visitadas.

1º Dia – 04/03

Chegada em San Pedro de Atacama (ATC)

O Deserto do Atacama é considerado o deserto mais árido do planeta, com uma paisagem impressionante e única. Olhando pelas fotos, muitas vezes nem parece que ele fica no planeta Terra. Parece a Lua, ou talvez Marte ou algum planeta de uma galáxia distante

Com uma área de cerca de 105.000 km², o Atacama abriga uma variedade de formações rochosas, lagos salgados, vulcões, gêiseres e uma rica fauna e flora. Além da beleza natural, o Atacama é um centro de pesquisa científica, devido às suas condições climáticas extremas e à ausência de umidade. A região é uma das melhores do mundo para a observação astronômica, com diversos observatórios espalhados pelo deserto.

O Atacama é único no mundo e é muito diferente do que se imagina.

Misture as imagens do deserto do Saara, acrescente bosques de cactus, piscinas térmicas, lagos coloridos, colunas de vapor d’água saindo do solo, centenas de flamingos, vulcões nevados e então terá uma pequena noção do que irá encontrar.

Nesse roteiro você conhecerá um dos maiores salares do mundo, verá a força dos Geysers de Tatio e as catedrais naturais do Salar Tara. Um lugar de extrema beleza, que lhe deixará fortes impressões.

Ir ao Deserto de Atacama é uma experiência inesquecível, as paisagens e atrações são únicas e de muita diversidade. Essa é uma viagem única que você fará na vida e será incrível. Não existem comparativos ao Atacama.

Não importa o seu interesse, o Deserto do Atacama é um destino imperdível para quem busca experiências únicas e inesquecíveis. 2024 será minha 3ª visita, e revisitar o deserto tantas vezes também me faz descobrir novas versões de mim mesma.

2º Dia – 05/03

Manhã livre no centrinho + Vallecito (ATC)

Por volta das 15hs a van nos buscará para realizarmos o passeio Cordilheira do Sal, contemplaremos as maravilhas geológicas, cujas montanhas chamam à atenção por sua extraordinária gama de cores. Como veremos, a erosão do vento transformou esse lugar em uma paisagem única de dunas e rios de sal milenários.

Durante o trajeto por esse lugar tão singular, também veremos os restos do famoso ônibus mágico. Qual será o significado desse ônibus? Iremos descobrir! Para fechar com chave de ouro, contemplaremos o pôr do sol. Viveremos um momento único enquanto observamos como as cores do ocaso iluminam de uma maneira muito especial a imensidão do deserto.

3º Dia – 06/03

Valle do Arco Iris + Laguna Baltinache (ATC)

Valle Do Arco Iris - vamos mais uma vez nos surpreender com belezas naturais. Dessa vez será através do Vale do Arco Íris. Caminharemos entre as montanhas coloridas e veremos inscrições pré-históricas incrustradas nas rochas.

Começaremos visitando o sítio arqueológico de Yerbas Buenas, famoso pelas suas inscrições rupestres que realizaram as diferentes culturas que habitaram a região. Caminharemos pelo sítio arqueológico pré-colombiano junto dos petróglifos gravados na pedra.

Continuaremos nossa excursão passando pela cidade de Matancilla, onde observaremos as rochas coloridas que lhe dão o nome. Além disso, entenderemos a razão pela qual os minerais se dispõem em camadas de cores, dando lugar a um ambiente tão surpreendente que parece ter sido criado pelo ser humano.

O vale do Arco-íris possui também imponentes paredes rochosas, desgastadas pelo efeito do vento ao longo de milhares de anos.



Lagunas Escondidas de Baltinache é uma maravilha natural formada por sete lagoas de água salgada. Ao fundo, a silhueta do Callo Salino cria uma paisagem que parece ter saído de outro mundo, uma das mais bonitas dessa região do Chile.

Teremos tempo livre para nadar nessas águas de cor azul. Você sabia que a alta concentração de sal dessas piscinas naturais fazem com que seja impossível afundar? É um fenômeno que acontece em poucas partes do mundo, como no Mar Morto.

Depois de relaxar nessas piscinas naturais, contemplaremos um romântico pôr do sol no mirante Likan-Antay e retornamos pro hotel no fim do dia

4º Dia – 07/03

Termas de Puritama + tarde livre no centrinho (ATC)

Termas de Puritama. São oito grandes piscinas de água de nascente geotérmica localizadas no fundo de um cânion no deserto do Atacama, ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. O lugar está equipado com passarelas de madeira que conectam as oito piscinas naturais e instalações como banheiros para que você possa desfrutar despreocupadamente das propriedades relaxantes das águas termais de Puritama.
Recomenda-se levar toalhas e roupas de banho.

5º Dia – 08/03

Geyser del Tatio + Laguna Cejar (ATC)

Hoje sairemos bem cedinho para conhecer um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo – os Geisers del Tatio. Conheça o maior campo geotérmico da América Latina e o 3º maior do mundo, este campo geotérmico conta com 40 geisers com vapores de água super quentes e 60 termas.

As baixas temperaturas na hora da chegada permitem o belíssimo encontro das águas em ebulição que se chocam com a água congelada na superfície, criando um dos mais primitivos espetáculos naturais; gigantescas e brancas colunas de vapor desprendem-se por todo o campo geotérmico.

Neste cenário tomaremos nosso café da manhã. Começaremos nosso retorno a São Pedro. No caminho poderemos observar diferentes espécies de aves em frente ao Vulcão Colorado. Chegaremos em San Pedro em torno do horário do almoço.

Conheceremos a lagoa Cejar, um lago salgado deslumbrante formado pela água da chuva. Ele está localizado no meio do deserto de sal do Atacama, uma enorme extensão de terras áridas e rico em sais minerais dominado pelos Andes e pelo vulcão Licancabur.

Se desejar, você pode nadar na lagoa Cejar, leve toalha e vá vestido com roupa de banho.

Vamos continuar o passeio com uma visita aos Ojos del Salar. Esses dois escoadouros aparecem como um oásis circular no meio do deserto do Atacama.

A última etapa do dia será lagoa Tebenquiche. Esse enorme corpo de águas rasas se estende através do deserto de sal do Atacama, criando um ambiente de grande beleza.

6º Dia – 09/03

Ruta dos Salares + Tour Astronomico (ATC)

A Rota dos Salares é um dos tours mais clássicos do Atacama e não pode faltar na sua lista. Isso se deve ao fato da programação passar por paisagens paradisíacas ao longo de um caminho que segue viagem em direção ao Paso Jama localizado na Argentina.

Realizamos um roteiro pela Cordilheira dos Andes, passando por uma área do Salar de Tara, pelos Monjes de La Pacana e por lagunas incríveis da região, onde vivem fauna e flora únicas.

Vamos rumo ao leste conferir Monjes de La Pacana. Essas formações geológicas modeladas pela erosão do vento eram consideradas como sentinelas de pedra pelas antigas culturas que habitavam no altiplano, O contraste com a cordilheira andina faz com que esses lugares pareçam de outro mundo.

A noite será o nosso TOUR ASTRONOMICO, que é uma atividade espetacular e imperdível. O passeio envolve visualização do céu com auxílio de telescópios profissionais e guia especializada. Além disso, inclui uma astro-foto por pessoa, para eternizar esse momento mágico.

Duração de aproximadamente 3 horas. Recomendo levar um casaco para a noite pois estaremos em um local aberto onde venta bastante, a experiência é imperdível.

7º Dia – 10/03

Piedras Rojas - Lagunas Altiplanicas (ATC)

Vamos explorar Piedras Rojas, conheceremos o salar do Atacama e lagos situados a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar.

Saíremos cedo para dar início a nossa jornada, iremos à lagoa de Chaxa, um lugar de beleza espetacular que se divide em vários espelhos d'água e onde poderemos ver flamingos. Faremos uma caminhada pela trilha de Piedras Rojas. Lá, contemplaremos um belo salar. Além disso, teremos a oportunidade de ver as famosas lagoas altiplânicas Miscanti e Miñiques, e seus respectivos vulcões homônimos. Se tivermos sorte poderemos conhecer a fauna endêmica do lugar como vicunhas, raposas e flamingos.

Viajaremos até Piedras Rojas, um dos lugares mais impressionantes do Chile. A oxidação das rochas do altiplano criou um entorno avermelhado que parece fruto da nossa imaginação. Uma paisagem única no mundo inteiro!

8º Dia – 11/03

Laguna Blanca + Laguna Verde + Desierto Dalli + Termas de Polques UYU

A experiência geralmente envolve visitar as duas lagoas coloridas (uma branca e outra verde, próximas uma da outra), o deserto e as fontes termais para relaxar.

Sobre os pontos turísticos:

Laguna Blanca: A lagoa é de um branco opaco, com formações de sal.

Laguna Verde: A lagoa tem um tom verde surpreendente, criando um contraste com a Laguna Blanca.

Desierto Dalli: Este é o Deserto de Dali, um cenário desértico que lembra as obras de Salvador Dalí, com formações rochosas únicas.

Termas de Polques: São fontes termais naturais com água quente, perfeitas para um banho relaxante após a exploração.

9º Dia – 12/03

Valle de Rocas UYU

Características: Uma área desértica com gigantescas formações rochosas que criam paisagens únicas e de outro mundo.

Atividades: É possível subir em algumas das rochas para ter vistas panorâmicas do deserto e tirar fotos memoráveis.

Localização: Próximo ao Salar de Uyuni, um dos destinos turísticos mais famosos da Bolívia.

10º Dia – 13/03

Cemeterio de Trenes + Monumento del Dakar + Isla Incahuasi UYU

Cementério de Trens (Cementerio de Trenes): Perto da cidade de Uyuni, você encontrará um cemitério de trens, onde várias locomotoras e vagões de carga foram deixados para trás depois de serem usados nas minas de sal.

Isla Incahuasi: Localizada no meio do Salar de Uyuni, esta ilha se destaca por seus cactos gigantes e a oportunidade de ter uma vista de 360 graus do deserto de sal.

Monumento do Dakar: Uma estrutura criada para homenagear o famoso rally Dakar, que já passou pela Bolívia, e serve como ponto de referência e foto na região.

11º Dia – 14/03

Uyuni / San Pedro de Atacama

Deslocamento de Uyuni até San Pedro de Atacama, ao chegarmos , hospedagem em San Pedro.

12º Dia – 15/03

San Pedro / Guarulhos

Em horario pré determinado, traslado de San Pedro a Calama para pegarmos nosso voo e retornarmos ao Brasil.

Duvidas frequentes sobre o roteiro

Anda muito na viagem? Não. A maior parte dos trajetos são feitos de van, caminha bem pouco.

Qual roupa levar? Estamos falando de uma região desértica com amplitude térmica, ou seja, roupas em camadas. Tanto roupas quentes como camisetas e afins.

O que não posso esquecer de forma alguma? Boné/Chapéu, protetor solar e protetor labial.

A viagem inclui

Atacama

Hotel com café da manhã todos os dias;

2 almoços;

Picnics e Sunsets com pisco, vinhos e drinks;

Termas de Puritama, Cordilheira do Sal, Vale do Arco-Íris, Geiser del Tatio, Piedras Rojas, Tour Astronômico, Lagunas Altiplânicas;

Transfer aeroporto Calama ↔ San Pedro de Atacama;

Guia local para dar explicações durante todos os passeios;

Uyuni

Transfer privativo San Pedro de Atacama ↔ Uyuni;

3 noites em quarto duplo a compartilhar;

Refeições completas durante todo o tour;

Coquetel especial no fim de tarde no Salar;

Motorista/Guia local para dar explicações durante todos os passeios;

🚫 Não Incluso

  • Passagem aérea

  • Passeios não mencionados no roteiro

  • Ingressos dos parques- deverão ser pagos localmente

  • Gastos pessoais

  • Seguro viagem

Valores

Duplo

Valor por pessoa a partir de USD 2.440 + iof

Individual

Apartamento single A partir de USD 3.172 + iof

Receba no seu e-mail novidades, sobre este roteiro.